Evento promovido pelo Instituto LideraJovem conecta estudantes de Lençóis Paulista, Macatuba e Borebi a experiências reais, orientações de carreira e vivências inspiradoras.
Na última terça-feira, 4 de junho, o Teatro Municipal de Lençóis Paulista foi palco da 13ª edição da Profituro – Feira de Profissões promovida pelo Instituto LideraJovem. O evento reuniu mais de 600 estudantes dos municípios de Lençóis Paulista, Macatuba e Borebi, em uma jornada de aprendizado, orientação e trocas inspiradoras.
Durante todo o evento, os jovens participaram de palestras e talks que abordaram desde os desafios emocionais vividos nessa fase de escolhas até experiências reais de carreira, com profissionais que compartilharam suas trajetórias e decisões tomadas ainda na juventude e durante a jornada.
Destaque para as palestras iniciais, que trouxeram temas essenciais como ansiedade e as incertezas comuns do momento da escolha profissional. Ao longo do evento, outros convidados relataram como encontraram propósito em suas carreiras e como lidaram com dúvidas, recomeços e descobertas ao longo do caminho.
“Eu gostei das palestras, das formas como foi abordado. Foi falado de temas que realmente são muito importantes, principalmente sobre as dúvidas que surgem em relação ao mercado de trabalho e às profissões. Foi interessante ouvir os profissionais contando como foi a trajetória deles, porque isso vai dando um certo norte pra gente seguir, além de nos identificarmos com essas histórias”, comentou Kelly Nunes Silva, aluna do Ensino Médio da escola Virgílio Capoani, de Lençóis Paulista. Para ela, a principal mensagem que a Profituro deixa é de que “a gente não tem que ter medo de tentar. As oportunidades virão, e as escolhas são importantes, mas também não tem problema errar, porque o que importa é o processo e o aprendizado que ele proporciona”.
Além das apresentações dos profissionais compartilhando suas trajetórias, a Profituro contou com a presença de empresas e instituições de ensino da região, que montaram estandes para orientar os jovens sobre cursos, possibilidades de atuação no mercado de trabalho e processos seletivos. A iniciativa teve ainda o apoio de outras organizações que acreditam no potencial da juventude e veem no evento uma oportunidade concreta de investir em futuros talentos.
Poliana Caroline Ferreira, aluna da 3ª série do Ensino Médio da Escola Doutor Osmar Francisco da Conceição, de Macatuba, destacou a importância da feira para esse momento de escolhas. “Participei no ano passado, mas agora, por estar concluindo o ensino médio, e estar vivenciando este momento de decisão, consegui ter uma visão melhor do que eu quero para o meu futuro. A feira ajuda muito, principalmente pra quem ainda não sabe o que quer. Levo comigo o aprendizado de sair da minha zona de conforto e se arriscar”.
Para Danieli Roza, coordenadora de projetos sociais do Instituto LideraJovem, a feira é uma oportunidade de ampliar a visão de mundo do jovem. “Mais do que uma feira de profissões, a Profituro é um espaço de reflexões, pertencimento e possibilidades. Acreditamos que o conhecimento e o contato com diferentes experiências ajudam os jovens a fazer escolhas mais conscientes e alinhadas aos seus valores”, destacou.