O que muda quando um jovem passa a se enxergar como protagonista e vê oportunidades de transformação? Essa foi uma das respostas reveladas por Erica Mariana Cardoso, 16 anos, uma das formandas da turma 2025 do Projeto Formação de Líderes, do Instituto LideraJovem, realizada em Lençóis Paulista, que reuniu 21 adolescentes com histórias reais de mudança na forma de pensar, agir e se posicionar no mundo.
Erica é aluna da ETEC Cidade do Livro e compartilhou como a experiência no projeto transformou sua forma de agir, pensar e se posicionar no mundo. “No começo, eu achei que seria só uma aula, um professor falando e a gente absorvendo. Mas não foi nada disso. Não tinha um professor tradicional, tinha um facilitador que nos apoiava a pensar, a conversar em grupo, a entender o que aprendemos e o que precisávamos melhorar”, relata.
Segundo Érica, o principal aprendizado foi o desenvolvimento do senso de protagonismo. “O que eu levo de mais importante é esse senso de ver, pensar e querer fazer. Ver um problema, querer solucionar, se arriscar, não ter medo de errar e reaprender, ter uma ideia e colocar em prática. Isso mudou a forma como eu ajo na escola, com meus amigos. Eles percebem essa mudança em mim, essa liderança que antes eu não tinha”, afirma.
A gerente de projetos do Instituto LideraJovem, Danieli Roza, reforça que o Projeto Formação de Líderes tem como essência despertar esse olhar ativo nos adolescentes. “Ao longo do projeto, acompanhamos uma transformação muito clara desses jovens. Eles passam por um processo de autoconhecimento, ganham confiança, desenvolvem liderança e fortalecem o protagonismo juvenil. Nosso papel não é oferecer respostas prontas, mas criar um espaço seguro de escuta, reflexão e ação, onde o adolescente se reconhece como parte da solução”, destaca.
O Projeto Formação de Líderes é um dos programas pioneiros do Instituto LideraJovem, com mais de 20 anos de atuação. Em 2025, a turma de Lençóis Paulista contou com 21 adolescentes, com idades entre 13 e 16 anos, que participaram de uma jornada de 10 meses de formação, com encontros semanais voltados ao autoconhecimento, liderança, cidadania, pensamento crítico e projeto de vida.
Expansão regional
Com sede em Lençóis Paulista, a organização encerra o ano consolidando sua expansão para 25 municípios da região, ampliando o alcance de seus projetos e fortalecendo a atuação em protagonismo juvenil, cidadania e formação de lideranças.
Somente em 2025, cerca de 4 mil adolescentes e jovens participaram de iniciativas do Instituto, que atua há mais de duas décadas na formação socioeducativa de jovens entre 13 e 18 anos.
“Já realizávamos projetos piloto em anos anteriores, mas 2025 marcou uma virada. Estruturamos nossa expansão, fortalecemos parcerias locais e iniciamos nossa jornada de levar nossa metodologia para novos territórios, ampliando nossa rede e o protagonismo juvenil”, explica Danieli.
O Instituto LideraJovem é uma Organização da Sociedade Civil (OSC), que tem como mantenedor a Lwart Soluções Ambientais e como Patrocinador Institucional a Bracell. Além disso, o Instituto soma parceria com empresas que acreditam no potencial da juventude e viabilizam a continuidade e a ampliação de projetos que colocam o jovem no centro das transformações sociais. Saiba mais sobre o instituto: www.liderajovem.org