Mais de 200 jovens de Lucianópolis e Lençóis Paulista participaram da 9ª edição do projeto do Instituto LideraJovem, apresentando ideias que transformam realidades e fortalecem o vínculo entre educação, cidadania e comunidade
O Teatro Municipal Adélia Lorenzetti, em Lençóis Paulista (SP) foi palco, no mês de novembro, da grande final do Desafio Faça Acontecer, iniciativa do Instituto LideraJovem (OSC) que, em 2025, chegou à sua 9ª edição.
Durante três meses, os mais de 200 jovens participantes – com idade entre 13 e 18 anos - foram desafiados a identificar problemas reais em suas escolas e entorno e propor soluções transformadoras. O projeto incentiva o protagonismo e a liderança juvenil, além do pensamento crítico, estimulando os participantes a identificarem um problema e desenvolverem projetos de melhoria, tornando-se protagonistas das transformações que desejam ver em suas comunidades.
O evento reuniu mais de 600 pessoas, entre estudantes, famílias, educadores, jurados, autoridades e membros da comunidade, em uma celebração ao protagonismo e à criatividade dos jovens das escolas públicas e privadas dos municípios de Lençóis Paulista e Lucianópolis.
Ao todo foram 30 projetos inscritos, dos quais 21 foram selecionados como finalistas e, ao final, sete equipes foram premiadas nas categorias: Destaque Assunto Relevante, Destaque Inovação, Destaque Visão de Mundo, Destaque Mobilização e o Prêmio Faça Acontecer.
Lucianópolis teve papel de destaque com o projeto “Esperança que corre nas veias”, da Escola Estadual Professora Célia Primo Calil, vencedor da categoria Mobilização. Inspirados pela baixa adesão à doação de sangue no Brasil, os estudantes idealizaram uma campanha voltada para conscientizar a comunidade sobre a importância desse gesto simples, capaz de salvar até quatro vidas por doação.
Para compreender melhor a realidade local, o grupo visitou o Hemonúcleo de Bauru e o Hospital de Base, onde conversou com profissionais da saúde que reforçaram a urgência do tema.
Com base nessas informações, os estudantes produziram conteúdos informativos, vídeos e ações de sensibilização nas redes sociais, alcançando mais de 3 mil visualizações. A mobilização também se estendeu aos espaços da escola e à feira local, ampliando o alcance da campanha.
“Quando decidimos nos envolver com esse projeto sabíamos que estávamos contribuindo para algo importante, e participar do desafio me fez reconhecer que pequenas atitudes podem gerar impactos grandiosos. O que eu levo dessa experiência é um profundo sentimento de gratidão. Nós aprendemos mais sobre empatia, e percebemos que cada um de nós carrega dentro de si o poder de fazer a diferença”, explicou a estudante Thalita Pateis Rodrigues, capitã da equipe.
Outro destaque de Lucianópolis foi o projeto “Guerreiras Invisíveis”, também desenvolvido por estudantes da Escola Estadual Professora Célia Primo Calil, que conquistou o 2º lugar na categoria Assunto Relevante. Sensibilizados pela realidade das milhões de mães solos no Brasil, os alunos realizaram um evento de acolhimento, valorização e cuidado para essas mulheres do município, realizado no Centro de Convivência do Idoso em outubro.
“A ação surpreendeu a nós e aos nossos parceiros, que nos apoiaram em cada etapa. No evento, ver aquelas mães se sentindo importantes foi maravilhoso. Minha mãe foi mãe solo e quando cheguei em casa para contar, minha família ficou emocionada”, disse a estudante Mirelly Soares Silva, integrante do grupo.
Para Danieli Roza, gerente de Operações e Projetos Sociais do Instituto, a premiação simboliza muito mais do que o encerramento de um ciclo. “Todos os anos somos surpreendidos pela criatividade e pelo engajamento dos jovens, mas esta edição nos mostrou, de forma muito especial, o quanto eles se mobilizaram em torno do que acreditam, transformando ideias em ações reais dentro de suas comunidades”, destacou. Segundo ela, o sentimento é de orgulho e de esperança no futuro que esses jovens estão construindo.
“Mais do que troféus ou medalhas, o que celebramos aqui é o reconhecimento de um processo de aprendizado e dedicação. Esperamos que cada um deles siga acreditando no próprio potencial e continue sendo protagonista das mudanças que deseja ver acontecer”.
Com mais uma edição concluída, o Instituto LideraJovem reafirma seu compromisso em criar espaços para que jovens descubram seu potencial, olhe para a comunidade e sejam líderes capazes de gerar impacto real. A iniciativa segue fortalecendo o vínculo entre educação, cidadania e transformação social, mostrando que quando estimulados fazem acontecer e toda a comunidade avança.
O Instituto LideraJovem é uma organização da sociedade civil sem fins lucrativos, que atua há mais de 20 anos no desenvolvimento de competências de empoderamento, protagonismo e liderança de adolescentes e jovens. A instituição tem como mantenedor a Lwart Soluções Ambientais e patrocinador institucional a Bracell, empresas que acreditam na força da juventude e no poder da educação para transformar realidades.
Para conhecer os projetos vencedores assista aos vídeos acessando: https://desafiofacaacontecer.org/
Prêmio Faça Acontecer: Conectando Gerações - Colégio São José (Lençóis Paulista)
Destaque Mobilização: Esperança que corre nas veias - Escola Célia Primo Calil (Lucianópolis)
Destaque Visão de Mundo: Manos - ETEC Cidade do Livro (Lençóis Paulista)
Destaque Inovação: Sinais: Ouça, veja e denuncie - Cooperelp (Lençóis Paulista)
Destaque Assunto relevante – 1º lugar: Fonte de Cidadania - Colégio Portinari (Lençóis Paulista)
Destaque Assunto relevante – 2º lugar: Guerreiras Invisíveis - Escola Célia Primo Calil (Lucianópolis)
Destaque Assunto relevante – 3º lugar: Escola de todos, cuidado de cada um - Escola Dr. Paulo Zillo (Lençóis Paulista)